Untitled Document
Assine nosso feed RSS -O que é RSS?
Untitled Document  
 
 
Untitled Document
Esquecidos, espetáculo de dança-teatro relembra as vítimas da guerra
s
Editais de cultura movimentam mercado
da arte. Conheça os
programas e inscreva-se

s

No MAC
simbolismo em julho e
Tarsila em agosto
s
Seminário Internacional discute a relação entre arte e política nos anos 90
s
Em Lisboa, Tuneu e Werneck mostram seus opostos em Brancos
s
Vem pro Pateo
no domingo
s
AICA
Canclini e Leenhardt no
41º Congresso Internacional dos Críticos de Arte

s

20/06 de 2007

Residência artística em Portugal revela encantos, identidades, diferenças e tradição na arte.

Leia o relato do artista Mauro Andriole

s
Vaga Língua

Ferro, madeira, pedra e barro,tudo no Porto exala a passagem da matéria pela mão do artista(...) Tem-se a impressão de andar por um monumento a céu aberto, seja no interior de um café ou numa das muitas igrejas centenárias”.

s
09/06 de 2007
Agenda de Junho
s
Entrevista

José do Nascimento Júnior
diretor de museus do Iphan

Investimento em museus aumenta, mas ainda
não é o ideal

s
30/05 de 2007
Mestres da pintura
O que pensa Caru Duprat sobre a coleção de arte da Folha de São Paulo
s
29/05 de 2007

Entrevista
Helouise Costa
coordenadora da Semana de Museus da USP
Debates não são conclusivos: estimulam a crítica dentro
dos museus

s
 

Memória
de quem?

Pergunta Maria Cecília França. Boa parte dos museus regionais foram criados por decretos-leis antes e durante a ditadura militar. Muitos não saíram
do papel.

s
 
Cursos e Palestras
  • Crítica à modernidade na livraria cultura
  • Notícias da Esdi
  • Ciência da Informação
  • O Quixote de Cervantes
  • Fotografia e Arte
  •  
    Museus
    Desafios da
    contemporaneidade

    6ª Semana dos Museus
    da USP

    Leia abaixo resenhas das palestras e entrevista com o Professor Ulpiano
    Bezerra de Meneses

     

    Museu da Maré (RJ)
    O que, agora, é museu?
    A reflexão de Bruce
    Altshuler inaugurou a
     6ª Semana de Museus
    s
     

    O Museu Local

    Cabana de Euclides da Cunha

    É o espaço que pode estreitar
    as relações entre  sociedade
    e a cultura local.

    s
     
                  Entrevista
    Ulpiano B. de Meneses:
    políticas multiculturais
     reconhecem mas não incorporam as diferenças culturais

    s

     

    Quando a Arte Japonesa
    é reconhecida pelos
    museus do Ocidente

    s
     

    Raças Puras
    e Raças Mistas

    A coleção escondida do
    Peabody Museum

    s

    Untitled Document
     
    Slides das obras de Vieira da Silva (MAM, Maio/Junho de 2007)
    No ensaio
    Dois mil dias no deserto...
    Valéria Lamego recupera as  condições históricas
    do período em que a artista portuguesa viveu no Brasil: "...um tempo marcado pela angústia, pela dor, pelo silêncio e intolerância
    do Estado(...)"
    Encontros e Desencontros
    Nelson Aguilar nos revela
    que a condição de exilada
    de Vieira da Silva
    não a intimidou.
    Pelo Contrário
    s s
    Especial

    Vieira da Silva no Brasil


    Sem título (interior da casa da artista em Santa Tereza, RJ) 1944

    A exposição de Maria Helena Vieira da Silva no MAM de São Paulo exibe em sua maioria trabalhos que a artista portuguesa produziu
    no Brasil, onde viveu com o marido de 1940 a 1947.
    Em 2004, suas obras estiveram no mesmo local ao lado de mais quatro artistas portugueses, mas só agora, nesta individual,
    fica evidente o quanto foi produtiva essa sua fase no Brasil.No final da mostra, em 4 de junho, houve o lançamento do catálogo.
    s

     
     
    Portrait
    de Murilo Mendes, 1942
    Palestra sobre
    Maria Helena Vieira da Silva abre encontro
    de arte na Unicamp
    s
     
    Entrevista
    Nelson Aguilar, o curador da mostra de Vieira da Silva, não esconde seu desapontamento:
    obras e peças raríssimas que compõem a mostra “vão para casa” sem passar pelo Rio de Janeiro.
    s
     
     


    Painel da artista portuguesa
    está sendo restaurado
    aqui em São Paulo

    O painel pertence à
    Universidade Rural do Rio de Janeiro e foi produzido pela artista em 1942.
    Bolor e umidade  são os principais responsáveis

    pela má conservação do painels

     

     

    Dia 31 de maio
    A Fundação Martius-Staden lança versão bilíngüe da História Verídica de Hans Staden

     

    Paidéia realiza
    1º Festival Internacional
    de Teatro

    s   s

     

     

    Untitled Document
    Copyright © 2006-2007 - Cores Primarias - Todos os direitos reservados