Untitled Document
Assine nosso feed RSS -O que é RSS?
Untitled Document  
 
 
Untitled Document
Esquecidos, espetáculo de dança-teatro relembra as vítimas da guerra
s
Editais de cultura movimentam mercado
da arte. Conheça os
programas e inscreva-se

s

No MAC
simbolismo em julho e
Tarsila em agosto
s
Seminário Internacional discute a relação entre arte e política nos anos 90
s
Em Lisboa, Tuneu e Werneck mostram seus opostos em Brancos
s
Vem pro Pateo
no domingo
s
AICA
Canclini e Leenhardt no
41º Congresso Internacional dos Críticos de Arte

s

20/06 de 2007

Residência artística em Portugal revela encantos, identidades, diferenças e tradição na arte.

Leia o relato do artista Mauro Andriole

s
Vaga Língua

Ferro, madeira, pedra e barro,tudo no Porto exala a passagem da matéria pela mão do artista(...) Tem-se a impressão de andar por um monumento a céu aberto, seja no interior de um café ou numa das muitas igrejas centenárias”.

s
09/06 de 2007
Agenda de Junho
s
Entrevista

José do Nascimento Júnior
diretor de museus do Iphan

Investimento em museus aumenta, mas ainda
não é o ideal

s
30/05 de 2007
Mestres da pintura
O que pensa Caru Duprat sobre a coleção de arte da Folha de São Paulo
s
29/05 de 2007

Entrevista
Helouise Costa
coordenadora da Semana de Museus da USP
Debates não são conclusivos: estimulam a crítica dentro
dos museus

s
 

Memória
de quem?

Pergunta Maria Cecília França. Boa parte dos museus regionais foram criados por decretos-leis antes e durante a ditadura militar. Muitos não saíram
do papel.

s
 
Cursos e Palestras
  • Crítica à modernidade na livraria cultura
  • Notícias da Esdi
  • Ciência da Informação
  • O Quixote de Cervantes
  • Fotografia e Arte
  •  
    Museus
    Desafios da
    contemporaneidade

    6ª Semana dos Museus
    da USP

    Leia abaixo resenhas das palestras e entrevista com o Professor Ulpiano
    Bezerra de Meneses

     

    Museu da Maré (RJ)
    O que, agora, é museu?
    A reflexão de Bruce
    Altshuler inaugurou a
     6ª Semana de Museus
    s
     

    O Museu Local

    Cabana de Euclides da Cunha

    É o espaço que pode estreitar
    as relações entre  sociedade
    e a cultura local.

    s
     
                  Entrevista
    Ulpiano B. de Meneses:
    políticas multiculturais
     reconhecem mas não incorporam as diferenças culturais

    s

     

    Quando a Arte Japonesa
    é reconhecida pelos
    museus do Ocidente

    s
     

    Raças Puras
    e Raças Mistas

    A coleção escondida do
    Peabody Museum

    s

    Untitled Document
    Restauração

    Painel de Vieira da Silva

    da Universidade Rural do Rio de Janeiro

    está sendo restaurado em São Paulo

     



                        Uma das obras mais marcantes realizadas por Vieira da Silva no Brasil foi o painel encomendado por Heitor Grillo, secretário da agricultura de Getúlio Vargas e marido de Cecília Meireles (uma das grandes amigas de Vieira da Silva no país), para a então Escola Nacional de Agronomia, em vias de se tornar a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi o único painel de azulejos criado pela artista em toda sua carreira.

                        O painel, cerca de 10 metros quadrados, é composto de 3 partes sendo a maior delas o painel da árvore onde aparecem as colhedoras.

                        Desde o início da mostra, o Estúdio Sarasá, conhecido ateliê de São Paulo, vem restaurando as peças do painel num trabalho que pode ser acompanhado por quem for ver Vieira da Silva no Mam. Em uma das paredes da mostra as peças restauradas, vindas do ateliê, são colocadas em um painel para que o público entenda as etapas do procedimento.

                        O trabalho do ateliê consiste em retirar, primeiramente, as placas de azulejos do refeitório onde se encontram, na Universidade Rural do Rio de Janeiro, trazer para São Paulo e iniciar os trabalhos de restauro. Antes ainda, todo o painel foi meticulosamente fotografado para que todos os pontos de decomposição e danos fossem registrados. Segundo Gilberto Camargo, um dos profissionais responsáveis pelo restauro, a umidade é o principal fator de deteriorizaçãoe o bolor resultado dessa umidade é o que mais danifica a pintura.

                        “No restauro da tinta, disse Sr. Gilberto, será feita pouca coisa, os maiores prejuízos estão nos azulejos. Temos material com o qual fazemos testes, material mais resistente, para não dar diferença”. Alguns azulejos estavam quebrados e estão sendo rejuntados. As placas estão sendo trazidas aos poucos do Rio de Janeiro. “São retiradas com muito cuidado para não quebrarem”, afirmou ainda. Não é a primeira vez, entretanto, que esse painel é restaurado. Já passou por pelo menos duas restaurações, acredita Sr. Gilberto. Entretanto, o restaurador afirma que os azulejos utilizados pela artista de marca Kablin, são muito resistentes não encontrando hoje no mercado, material que se iguale em qualidade.

                        Quando as peças são restauradas pelo estúdio elas são levadas para o MAM a fim de compor o grande painel desenhado na parede, tarefa que talvez não seja possível vermos finalizada, uma vez que a mostra termina em 4 de junho e ainda falta mais da metade do material original para ser restaurado.

                        Todas as partes restantes, segundo Sr. Gilberto, deverão ser trazidas para São Paulo. Depois de completado o trabalho de restauro, as placas de azulejo serão colocadas em chapas especiais antes de serem fixadas novamente na parede no refeitório da Universidade. Essas chapas, segundo Sr. Gilberto são importadas e evitarão a umidade, tão prejudicial à obra.

    A vinda do painel ao Museu de Arte Moderna de São Paulo tem o apoio do Ministério da Educação.

    Leia mais sobre Vieira da Silva no Brasil:

    - entrevista com o curador Nelson Aguilar

    -palestra sobre Vieira da Silva no III Encontro de História da Arte na Unicamp

    - a mostra de Vieira da Silva no MAM

    - e veja o documentário sobre Vieira da Silva da Fundação Calouste    Gulbenkian de Portugal

    Imagem - Divulgação

    Deixe seu comentário

    [Versão para impressão] 

     

     

    Untitled Document
    Copyright © 2006-2007 - Cores Primarias - Todos os direitos reservados