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27ª Bienal
Reconstrução
 
 

Seminário da Bienal
propõe  a reconstrução da ética  e da subjetividade,
a humanização das relações sociais
e a integração entre arte e ação.
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Cartaz
vencedor da
27ª Bienal

É criação do argentino Jorge Macchi o próximo cartaz a representar a 27ª Bienal Internacional de São Paulo. Sua proposta destacou-se por
expressar o conceito
da mostra, cujo tema Como Viver Junto está sugerido no cartaz vencedor.
O cartaz é composto
por recortes de
vários artigos de jornais
e revistas, sem texto, fotografados dentro
de uma caixa de vidro.
 
Do moderno ao contemporâneo
Professores, estudantes e críticos de arte discutem, de 7 a 9 de junho, no IA da Unicamp,em
Campinas, questões ligadas à transição
do moderno ao contemporâneo
 

História
das Bienais

A Bienal Internacional de São Paulo de 2004, arrastou para o Ibirapuera cerca de 950 mil pessoas, vindas dos mais diferentes rincões do País. Trezentas mil a mais que a bienal de 2002. Mas apesar das bienais constituírem o maior evento cultural do país, poucos discutem sua validade. A grande massa de interessados prepara-se,sem muito critério, para acompanhar esse grande espetáculo. A antropóloga Rita Alves reconstituiu
os caminhos das bienais
num estudo que será publicado aqui em
seis edições.
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Olha a Bola presta homenagem
ao futebol-arte, mas faz crítica
à crise política
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Cursos e palestras:


Régis Michel discute
crise nos museus, Diderot e
Modernidade

Nesta semana, ( de 24 a 27 de abril), o conservador-chefe do Departamento de Artes Gráficas no Museu do Louvre Régis Michel, estará em São Paulo participando de seminários e debates sobre artes, museus e literatura francesa.
O museólogo ficará no Brasil até final de maio.

Leia e anote a programação das palestras:

- Início da semana estará na ECA / USP para um seminário com os alunos
- Dia 27, às 20h, palestra no Centro Maria Antonia ( R Maria Antonia,
   294) sobre Diderot e Modernidade.
- Dia 28 falará sobre Marat/Sade, no mesmo horário e local.
- Dia 6 de maio, Régis Michel estará na Pinacoteca , dia 6 às11h,    discutindo a crise nos  museus .
- Dia 22 de maio, às 20h, a discussão vai girar em torno do tema
   O Olho-Máquina e terá  lugar na Cinemateca Brasileira,
   Lgo. Senador Raul Cardoso, 207


 


Desenvolvimentismo brasileiro
e políticas populistas de 1945 a 1964
serão discutidos em curso
no Memorial


O Memorial da América Latina oferece, a partir do dia 6 de maio até
24 de junho, o Curso de Extensão Brasil: Democracia e Desenvolvimentismo (1945-1964).
 O curso tem caráter multidisciplinar, com aulas ministradas por
professores-pesquisadores de diferentes áreas, abrangendo os variados
aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais que caracterizaram a
sociedade brasileira nesse período.
A Reinvenção do Trabalhismo; Democracia, Reforma e Golpe Militar,  e Modernização dos anos 50, serão alguns dos temas abordados.

O curso será dado em módulos, divididos em 7 aulas, sempre aos sábados, e terá lugar no Anexo dos Congressistas - Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Horário: das 9h00 às 12h00
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Inscrições ou maiores informações  cursos@memorial.sp.gov.br .

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Uma Nova Cidade é possível?

Como preparação para as discussões do Fórum Urbano Mundial, a ser realizado em Vancouver, Canadá, em junho, arquitetos e urbanistas estarão reunidos em maio, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, debatendo as possibilidades de construção de uma nova cidade.
Especialistas, dentre os quais, professores da Faculdade de Arquitetura da USP, participam de três mesas-redondas sobre temas como o impacto das políticas de habitação, infra-estrutura e serviços;espaço urbano para moradias sociais: movimentos sociais no Brasil e no mundo.
Os debates são promovidos pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos e pela FAU/USP.
Local – Rua Genebra, 25 .

Mais informações no site www.usp.br/fau/de projeto/labhab/

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Oficina  de Teatro
no Centro Cultural São Paulo

De 2 a 20 de maio estarão abertas as inscrições para Oficinas de Teatro, Técnicas e Estilos no CCSP. As aulas são gratuitos e dirigidas somente às pessoas que estiverem  ligadas à área. Serão solicitados comprovantes. O curso está dividido em dois módulos: interpretação e direção.
Informe-se no telefone 3277 3611 ou
no Centro Cultural, Rua Vergueiro, 1000.

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CNI e Sesi lançam em Porto Alegre
a segunda edição do prêmio
para artes visuais

Denominado Premio CNI Sesi Marcantonio Vilaça, em homenagem ao galerista pernambucano, a Confederação Nacional da Industria e o Sesi já colocaram à disposição de artistas, as inscrições para o próximo prêmio que destina uma bolsa de R$ 30 mil para os cinco vencedores. O regulamento deste ano dará oportunidade a artistas mais experientes disputarem o prêmio com artistas novatos pois segundo Celso Fioravante,
também “falta incentivo para aqueles que há anos lutam contra as adversidades do mercado de cultura do país".
As inscrições começaram dia 17 de abril e vão até 15 de junho.
Leia o regulamento no site www.sesi.org.br .

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Cerâmica Expressiva
com Sil Farina

 A ceramista dará um curso de dois meses de duração, de 10 de abril a
5 de junho e pretende usar técnicas básicas de modelagem e desenvolver uma linguagem artística contemporânea com argila.
Horário – das 15 às 16h30
Local – MAC anexo, ao lado da Reitoria, na Cidade Universitária.

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Debate: Marques de Sade e o Cinema
Professora e crítica literária Eliane R.Moraes, titular da disciplina Estética e Literatura na PUC-SP  autora de diversas publicações
sobre o Marques de Sade.

Os debates terão como base a série de filmes sobre Sade (ver programação no site do Centro Cultural) em exibição durante este mês ( de 25 de abril a 7 de maio)
dia 29 – sábado / 19hs
Local – Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
ccsp@prefeitura.sp.gov.br

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CURSOS DE HISTÓRIA
DA ARTE NO MASP

 
Já foram abertas as matrículas para o Curso de História da Arte para o ano de 2006. Organizado pela Profa. Dra. Silvia Meira, coordenadora da Escola do MASP, o curso é dividido em módulos de dois meses.
As matrículas devem ser feitas no Museu, de segunda a sexta-feira,
das 4h às 19h.
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 – 1º andar
Documentos necessários: Currículo abreviado, foto 3X4 e xerox do RG.
Informações: 11 3253-9663 ou 3251-5644 .

                      Segundas        Terças         Quartas          Quintas


Início das aulas: segunda semana de maio
término das aulas: última semana de junho
Horário das aulas: das 19:00 às 21:00 horas


O Japonismo na Pintura Impressionista

Profa. Dr. Luiz Dantas



Introdução à História Geral da Arte II

Prof. Renato Brolezzi



As Vanguardas Modernas

Prof. Dr. Ricardo Fabbrini



Renascimento

Prof. Dr. Luciano Migliaccio

 

início das aulas: segunda semana de agosto
término das aulas: última semana de setembro
Horário das aulas: das 19:00 às 21:00 horas



A Cultura Holandesa na época de Van Gogh e Mondrian

Prof. Dr. Pieter Tjabbes



Introdução à História Geral da Arte III

Prof. Renato Brolezzi



Arte Indígena

Profa. Dra. Lux Vidal



A Espiritualidade na Arte Ocidental:

Introdução à Iconologia do Sagrado

Prof. Dr. Luciano Migliaccio

início das aulas: outubro
término das aulas: última semana de novembro
Horário das aulas: das 19:00 às 21:00 horas



Pintura Espanhola

Prof. Dr. Luiz Dantas


História da Arte no Acervo do MASP

Prof. Renato Brolezzi



Arte Pós Moderna

Prof. Dr. Ricardo Fabbrini



O Maneirismo e a Maniera Italiana

Prof. Dr. Luciano Migliaccio

Além dos cursos, o Masp oferece aos professores e demais interessados  palestras sobre seu próprio acervo, ministradas no primeiro sábado do mês  com um especialista da História da Arte. Este sábado, o professor Renato Brolezzi falou sobre o pintor Eduard Manet e a obra O Senhor Petuiset, O caçador de Leões, de 1881 .Coloque na sua agenda as próximas palestras: 6 de maio; 3 de junho;julho( a confirmar); 5 de agosto;2 de setembro.

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Oficina de documentário
no MIS

Teve início no último 6 de abril, no MIS – Museu de Imagem e Som/SP uma Oficina de Documentário ministrada pela diretora, roteirista e montadora Sarah Yakhini.
Linguagem cinematográfica e técnicas de produção serão os pontos principais  do curso
cujo término está previsto para 13 de julho.
O valor é R$300,00 e é preciso que o aluno leve a sua câmara digital.
Local – Av. Europa, 158 fone 11- 3062 9197
Horário : das 18h às 22h – todas as quintas-feiras

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Língua e Cultura
Bascas  na USP

Até 14 de junho, todas as quartas e sextas ( exceto 14 de abril) estará sendo realizado o curso Introdução à Língua e Cultura bascas, promovido pelo Serviço de Extensão Universitária. É gratuito, mas pede-se fazer inscrição. As vagas são limitadas.
Local – Prédio da FFLCH ( r. do lago, 717, sala 126).
Horário- das 17h30 às 18h45
Informações : 3091 4645

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Os Gregos na Arte


Todas as terças de abril, professores da Organização Paulista de Arte, estarão dando um curso de História da Arte  sobre a importância dos gregos na arte, arquitetura e política do mundo ocidental. Estão disponíveis dois horários: às 15 e às 20 hs.
Mais informações : 11-3885 1803 ou pelo site www.galeriamalivillasboas.com.br

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Informações sobre cursos, palestras e seminários nas áreas
de Arte e Cultura,
envie-nos para divulgação:
contato@coresprimarias.com.br

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Eventos já realizados

 

 

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Picasso

Paixão e Erotismo
mostra itinerante

Desde final de abril, 92 gravuras de Picasso, entre elas Jacqueline aux chaveux flous estão sendo exibidas ao público brasileiro como parte de um projeto do Circuito Cultural Banco do Brasil. Pablo Picasso: Paixão e Erotismo. A mostra deve passar por cinco  capitais brasileiras além de Brasília, Distrito Federal, onde se encontra atualmente. Estão fora desse circuito São Paulo e Rio de Janeiro (leia mais).

 
A Gravura de Picasso
Na mostra itinerante organizada pelo Circuito Cultural Banco do Brasil,  Picasso comprova que tratou a gravura com a mesma paixão que suas telas. Só de uma mesma série, ele produziu 347 gravuras (leia mais).
 
Marcelo Grassmann


Cavaleiros de armaduras medievais, lanças, homens e mulheres misteriosos, meio gente meio bicho: como o próprio artista explica “há uma mistura de visões, interesses e de influências”. Seus 80 anos, são comemorados com  três mostras em São Paulo, duas até final de junho (leia mais).


Tradição e
Desconstrução


No texto Marcelo Grassmann: tradição
e desconstrução, a historiadora Priscilla Rufinoni mostra que os seres imaginários  que convivem com o artista
de longa data, não
são sempre os mesmos. São reinventados
à luz de novas experimentações individuais. (leia mais).

 
Fayga Ostrower
A cor na gravura


Fayga Ostrower conheceu o trabalho
de Käthe Kollwitz, era muito amiga de Livio Abramo, mas seguiu o próprio caminho marcado
 pela pesquisa criativa e diversificada no
campo artístico e pela atividade teórica.
(leia mais)

 
Processos poéticos
nas gravuras
de Segall


Trabalho de pesquisa
e recuperação
de obras
 do artista exibem
gravuras
 inéditas como “O Baile”
e revelam processo
criativo de Segall .
(leia mais)

 

Documento
“De Goeldi ao Abstracionismo”

 
Livio Educador

Ilsa Kawall Leal Ferreira, foi uma das primeiras pesquisadoras a reunir numa tese, as várias atividades de Livio Abramo, como artista e educador (leia mais).

 
“Aprender com Livio
 era compartilhar
 sua arte”

Ismênia Coaracy
aluna de Livio Abramo na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna, em 1953.(leia mais)

 
Livio no Paraguai

Para boa parte dos críticos, Livio Abramo atingiu a maturidade artística no Paraguai, onde escolheu as paisagens, a arquitetura dos séculos 18 e 19 , pueblos e plazas como seu repertório preferencial.(leia mais)

 

 

 

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