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5 de fevereiro de 2007

Bons mestres,
bons cursos

Design, História Geral
e da Arte, Filosofia,
Política e Literatura.
Confira nossa agenda
de Fevereiro
s

Ascension no
Viaduto do Chá

s

Até agora, no Brasil, 500 mil pessoas já viram Ascension,
a coluna de fumaça.
Em São Paulo, 50 pessoas vêem a instalação no
Viaduto do Chá a cada hora.
s

Concursos de Design
dão prêmios em viagens.

s

Programa Cultural
da Caixa abre inscrições
s

 
Agenda de
Fevereiro /2007

 

 

Programas de férias
e de início de ano
trazem novidades

Os serviços educativos de museus e centros culturais estão a postos com a programação de férias: cursos de fotografia, de arte para professores, de pintura, de bijouterias, etc. CCSPMasp, Lasar Segall e Centro Augôsto-Augusta, já estão
recebendo inscrições para cursos que começam em março.

Confira na Agenda de Cursos e Palestras.

 

No CCSP,
83 fotógrafos de
São Paulo participam
da mostra
Fotojornalismo 2006 -
Fatos e Histórias
do Cotidiano

 

CCSP divulga
nomes dos
19 artistas selecionados
para o Programa de Exposições 2007

Dos 600 inscritos para o Programa de  Exposições do Centro Cultural São Paulo, 19 foram selecionados e devem realizar individuais no correr deste ano. O júri contou com a participação de Guto Lacaz, Paulo Climachauska, Maia Rosa, Martin Grossmann e Inês Raphaelian. Saiba quem são os escolhidos

 
Bienais de São Paulo:
o que há para ler II

s
Textos críticos de
Aracy Amaral e Mario Pedrosa ampliam
possibilidades de leitura
 sobre as bienais
de São Paulo

 

Território de Luz,
de Luiz Braga
mostra o cotidiano
popular da Amazônia


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Conexões no Museu de Arte Contemporânea da Usp

Através de Conexões, mostra no MAC

revela proximidades entre obras e artistas

 
Karel Appel, Cabeça Trágica, 1957

                         Nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, o MAC/ USP dá início a sua programação de exposições do ano com a abertura da mostra Conexões. Tendo como curadoria Carmen Aranha, docente do museu,  e Evandro Nicolau, do setor educativo, Conexões possibilitará através das 74 obras escolhidas, diferentes leituras entre os trabalhos de artistas, muitos deles situados em épocas diferentes. O caminho escolhido pela curadoria é analisar, do ponto de vista da acuidade do olhar, as transformações da matéria e seus desdobramentos ao longo do século 20.

                          Artistas como Pierre Soulages, Nuno Ramos, Paulo Pasta e Goeldi estarão lado a lado, tecendo relações que possibilitam, dentro dos critérios escolhidos de organização da mostra, aproximações, conexões, continuidades entre os vários fazeres artísticos. A mostra é organizada através de três ensaios sendo que para cada um deles, um conjunto de obras suscita um determinado ponto de reflexão.

 


Pierre Soulages, Composição,1959

Soulages, Nuno Ramos, Paulo Pasta e Spaniol

                         No primeiro ensaio, por exemplo,  Pierre Soulages é o artista escolhido para situar a “pintura enquanto pintura”, critério que irá gerar outras produções em destaque na mostra. “ O gesto, que um dia uniu-se às narrativas, agora acumula a matéria, explica a curadoria. “A tinta desliza, atravessa o plano da tela ou movimenta-se graficamente”. Completam o circuito, obras dos artistas brasileiros Nuno Ramos, Paulo Pasta e José Spaniol, com a idéia de encontrar, num exercício de olhares, os vestígios deixados pela geração anterior. 

Goeldi, Crepúsculo, 1950/51
Brecheret, Santa Ceia, 1935

Goeldi e Brecheret

                         O segundo ensaio apresenta o fazer artístico em um sistema de desdobramentos plásticos. Brecheret é um artista de início figurativo que, posteriormente, se aproxima do abstrato. São obras em terracota, gesso e bronze que, lado a lado, tornam visíveis fenômenos estéticospróprios da escultura. Goeldi aparece nesse ensaio como um artista contemporâneo a Brecheret, espelhando as questões que envolvem a expressão da escultura, projetadas no planoEm ambos, as obras trazem uma faceta do tempo entrelaçada às aparências do espaço moderno brasileiro. 


Mira Schendel,
Desenho 72,1972

Bené Fonteles, Para o Espírito de Mira Schendel,1989


Mira Schendel, Bené Fonteles, Otávio Roth e Ester Grinspum

                         O terceiro ensaio abarca a motivação de artistas em dialogar com as obras de outrosartistas, dando um sentido de reinterpretações, relações e, claro, conexões. Lado a lado, as obras de Mira Schendel e a série realizada por Bené Fonteles a partir delas: Para o Espírito de Mira Schendel. Obras de Otávio Roth e Ester Grinspum também estão presentes ao diálogo de técnicas, discursos e poéticas.

                         Para os curadores, Conexões é uma exposição sobre as proximidades, ligações e continuidades que as artes visuais fazem com as coisas do mundo.

Serviço

Conexões

Curadoria: Carmen Aranha e Evandro Nicolau

De 8 de fevereiro até 15 de abril de 2007

Mac- Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Rua da Reitoria, Cidade Universitária

Horário: de terça a domingo, das 10h às 16 h

Entrada Franca

Maiores informações 11- 3091 3328

www.macvirtual.usp.br

Imagens divulgação

 


 

 

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