O corpo como arte política
Marca Registrada, 1975 - Vídeo
Preparações e Tarefas.
Letícia Parente
Desde o dia 12 de março o Paço das Artes vem apresentando ao público Preparações e Tarefas.Letícia Parente,
uma retrospectiva da trajetória da artista baiana que foi uma das precursoras da vídeo-arte no país. Sob a curadoria de André Parente – artista, pesquisador em novas mídias e filho de Letícia –, a exposição trará todos os onze vídeos produzidos pela artista, cinco deles exibidos pela primeira vez após a restauração.
Haverá ainda uma performance de Luiz Duva no encerramento da exposição,
uma mesa-redonda e a publicação de um livro-catálogo com imagens e editorais sobre a obra de Letícia Parente.
Com produção centrada nas décadas de 1970 e 80, Letícia Parente (1930-1991) foi um dos expoentes do grupo que inaugurou a utilização do vídeo como suporte artístico no Brasil – do qual também fizeram parte artistas como Anna Bella Geiger, Sônia Andrade e Fernando Cocchiarale. Apropriando-se
dos meios técnicos disponíveis na época,
Letícia problematizava as imposições sociais cotidianas através de performances frente à câmera, sempre tomando o corpo como elemento fundamental na produção de sentido.
Forte referência
para as gerações de vídeo-artistas que a sucederam, Letícia ocupa,
segundo o curador da exposição, um papel no audiovisual experimental
brasileiro que remete às produções de Andy Warhol e Bruce Nauman no
cenário norte-americano.
Preparação I, 1975 - Vídeo
Bordando seu próprio corpo
Cinco vídeos foram restaurados e serão apresentados pela primeira vez na exposição. Dentre eles está Preparação II, em que uma pessoa aplica em si mesma algumas injeções e as registra em uma ficha de controle sanitário internacional. Por ela,
percebe-se a natureza das injeções: vacinas “anti-colonialismo cultural” e “anti-racismo” entre outras.
Seu trabalho mais
consagrado, Marca Registrada (1975), também faz parte da
exposição. Neste vídeo de oito minutos, a artista borda com linha e
agulha a inscrição Made in Brazil na sola de seu pé –
elemento inquietante que volta a aparecer em Nordeste (1981), outro vídeo de renome que registra o empenho de Letícia em
retirar um lençol de uma mala com duas cobras vivas.
Performance e
Mesa-redonda
No encerramento da
temporada, no dia 20 de maio, o artista Luiz Duva fará a performance Desconstruindo Letícia Parente: “Marca
Registrada”, em que manipulará três telas com projeções do vídeo Marca Registrada ao vivo para o público.
No mês de abril
acontecerá também uma mesa-redonda sobre a obra de
Letícia Parente, da qual participarão o curador da exposição, André
Parente, e dois dos críticos envolvidos na publicação do livro-catálogo
da exposição.
O livro-catálogo
“Preparações e Tarefas.Letícia Parente” trará imagens dos trabalhos,
anotações e projetos da artista, além de análises de suas obras em textos de Vitória Daniela Bousso, Marisa Florido,
Fernando Cocchiarale, Cláudio da Costa,
Daniela Castro e Silva e André Parente.
RELAÇÃO
DAS OBRAS DA EXPOSIÇÃO
Preparação
I (1975, vídeo, 6’)
In (1975, vídeo, 3’)
Marca
Registrada (1975, vídeo, 8’)
Tarefa
I (1980/81, vídeo, 2’45)
Preparação
II (1975, vídeo, 7’)
Quem
piscou
primeiro (1978, vídeo, 4’)
Especular (1978, vídeo, 6’)
O
homem do braço e o braço do
homem (1978, vídeo, 6’)
De
aflictibus (ora pro
nobis) (1979, vídeo, 10’)
Nordeste (1981, vídeo, 7’)
Telefone
sem fio (1975, vídeo, 11’)
SERVIÇO
O
Corpo na Obra de Letícia Parente
Paço
das Artes (Av. da Universidade, 1 – Cidade Universitária – São Paulo –
SP)
Abertura:
segunda-feira, 12 de março, a partir das 19
h
Período:
até 20
de maio de 2007
Funcionamento:
de terça a sexta, das 11h30 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das
12h30 às 17h30
Entrada
franca
PROGRAMAÇÃO/
Encerramento
Desconstruindo
Letícia Parente: “Marca Registrada”
performance de
Luiz Duva
20 de maio, às
18h30
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